Piero della Francesca: 'Díptico dos Duques de Urbino'
(Battista Sforza e Federico II da Montefeltro), 1472
Uma curiosidade sobre estes quadros é que Segundo a professora, o duque havia sido ferido no seu lado direito do rosto em uma batalha, e por isso pediu que aparecesse representado do seu lado "bonito". inclusive o pedaço do nariz que falta, não foi feito assim por imperícia de Piero della Francesca, mas sim porque havia sido arrancado. Para finalizar este momento cultural só tenho a dizer que: "quem ama o feio, só ama porque ele é duque".
Após algum tempo com esta idéia na cabeça, tive a chance de executá-la quando meu amigo Grazziani me disse que iria casar. Seria o meu presente para o casal, os dois desenhos. Procurei referências deles da maneira que havia imaginado, pela internet, mas não achei nada nem próximo. Falei com ele e demos um jeito de fazer essas fotos com ela sem que ela desconfiasse muito do presente.
Fotos feitas, agora é só comigo. O meu plano seria fazer o desenho dos dois a carvão e conté, e o fundo em pastel colorido. Resolví fazer os dois ao mesmo tempo e no mesmo papel, e só depois cortar, pra ter uma unidade maior.
Primeira fase: carvão e conté.
Por incrível que pareça, agora é que veio a parte mais difícil pra mim. Fazer o fundo, que seria abstrato e colorido com giz pastel seco. Mas de última hora tive a idéia de fazer este fundo pintado. Como eu não havia planejado isto, o papel não tinha sido preparado pra receber tinta a óleo, que já estou me acostumando a usar. O jeito foi usar acrílica, que por sorte eu tinha guardada em casa.
Como não tenho muita intimidade com arte abstrata, fui tentando... batendo cabeça.... e pondo tinta. Usei espátula e até esponja de cozinha.
Díptico montado e emoldurado