No ano passado costumava ser menor o tempo, o que acabava (por incrivel que possa parecer) facilitando nosso trabalho, pois com o tempo curto (3 A 5 minutos) não havia tempo para se distrair com acabamento, e tinhamos que nos manter na alternância de bases sempre. Com mais tempo (15 nos de carvão e 20 minutos no outro em pastel seco) fica mais difícil se manter concentrado no que é essencial pois parece que somos forçados a ir para detalhes e descrição da forma ( nariz, olho, boca, etc).
Gestuais a carvão sobre papel craft - 15 min. cada CLIQUE PARA AUMENTAR |
Nos primeiros a desculpa seria que a "percepção estava esquentando". É, isso realmente acontece, mas não deve ser algo em que devemos nos apoiar para defender um desenho mal feito. Ainda busco demais a representação fiel do retratado e um resultado, quando o certo seria desencanar da aparência final e simplesmente focar no processo.
Gestuais a carvão sobre papel craft - 15 min. cada CLIQUE PARA AUMENTAR |
Os próximos já tem um pouco mais de coerência na construção, mas ainda mantém a busca pela aparência final... o que num primeiro momento até da a impressão de que o desenho esta legal, mas não é essa a intenção.
Gestual em pastel seco sobre papel craft - 20 min. CLIQUE PARA AUMENTAR |
Neste último muda um pouco o modo de construção, mas a idéia geral se mantém a mesma, e a minha intenção (equivocada) de fazer algo acabado também. Como resultado eu gostei, mas como processo faltaram algumas coisas. Espero manter essa idéia para os próximos estudos.