9/20/13

Estudo dos mestres - Edgar Degas

Outro estudo a partir de obras de mestres. Desta vez o escolhido foi Degas, e este retrato em específico pelo uso de cores bem saturadas e ao mesmo tempo bem equilibradas em um retrato.

Uma curiosidade é que embora tivesse contatos com os impressionistas e tenha influenciado e sido influenciado por eles, e talvez por isso seja chamado de impressionista, ele mesmo se denominava realista.

A grande dificuldade que tive foi conseguir usar certos tons no pastel, especialmente o vermelho e amarelo de cadmio, que são extremamente duros e acabavam quase rasgando o papel craft de baixa qualidade que usei. Para conseguir passar por esta dificuldade, acabei tendo que "relativizar" a saturação, fugindo do que a referência mostrava e tendo que trabalhar num grau menor de saturação, mas que no contexto faz o mesmo papel. Nada como o toque de um mestre ao seu lado para entender como os mestres trabalham.  Pena ter tirado apenas duas fotos no processo.

Passo 1 - primeiro dia.

Estudo finalizado.
Pastel seco sobre papel craft.

9/19/13

Estudo dos mestres - Diego Velázquez

Este estudo da obra "Costureira" de Diego Velázquez (que a princípio eu achei que fosse do Vermeer) foi feito duas ou três vezes, até este que foi o último. Nas vezes anteriores algo da base saia errado e achei melhor refazer por inteiro da melhor maneira do que ir "remendando".
Como sempre as obras de mestres são muito mais sutis e inesperadas do que achamos num primeiro olhar e talvez por isso tive que refazer algumas vezes, por que é difícil entender rapidamente como chegaram naquilo.


Estudo de Velázquez
 Pastel seco sobre papel craft