A escolha do Bob Marley como objeto de estudo foi por acaso. Minha filhinha de 1 ano e 4 meses chegou trazendo um livro/album do Bob Marley, que há muito não ouvia. Coloquei um dos cds e fiquei folheando o livro. Existem algumas fotografias bem legais ali, e como estou me policiando para fazer pelo menos um desenho por dia, resolvi encarar.
O início correu conforme o que tinha planejado, e embora bem genérico, o todo foi configurado (ou pelo menos eu achei que tinha sido).
Primeira fase (clique para aumentar) |
Após essa primeira fase, continuei tentando me manter focado no todo, e não em partes específicas. algumas travas (ainda genéricas) já estão presentes.
Segunda fase (clique para aumentar) |
Creio que tendo ainda muito receio, podia ter continuado sem essas travas, mas elas acabaram aparecendo quando refiz o desenho gestual sobre a primeira "camada", visando acertar as proporções que ficaram erradas após o primeiro desenho.
Acho que este desvio que começou a aparecer nesta fase, se agravou conforme ia adicionando "camadas", e piorou bastante quando percebi que ao colocar a massa que seria o cabelo, ela teria que ser bem baixa. O que eu acho que deveria ter feito era ir colocando estas massas do cabelo conforme colocava as massas do rosto, pois ao colocar a massa do cabelo num valor baixo, destoou demais do rosto.
Tentei fazer com que o rosto ficasse num tom mais baixo, mas não a ponto de perder as sutilezas que haviam aparecido nas primeiras camadas.
Ao menos consegui me manter razoavelmente bem dentro do que havia pensado.
Bob Marley - grafite - 1h30 (clique para aumentar) |
Sensacional Blog Alexandre! Gostaria que desse uma olhada no meu blog sobre materiais de pintura, assuntos em comum: http://cozinhadapintura.blogspot.com/
ReplyDeleteAbraços!