1/18/13

O grito - passo a passo (wip)

Aqui está um rápido passo a passo deste desenho que fiz em mais ou menos 25 a 30 minutos. É um desenho em grafite num sketchbook que fiz para treino, mas que vai servir para pintar mais tarde.

Passo 1 (clique para ver maior)
 Após um gestual bem rápido tentando me focar no todo, parti para o uso de massa aberta (nota mental: ficar mais tempo no gestual antes de partir para  o uso de massas e usar  mais hachura). Mesmo assim acho que nesta fase ainda estaria bom para voltar ao gestual e estruturar melhor.

Passo 2 (clique para ver maior)
 Comecei a abaixar os valores um pouco rápido demais. Poderia ter sido um pouco mais delicado para evitar queda abrupta do valor em alguns momentos. Mas ainda deu pra controlar relativamente bem. Nesta hora o gestual que mencionei no passo anterior fez falta e acabei tendo que segurar o desenho meio "na marra" aqui e ali para não desandar demais.

Passo 3 (clique para ver maior)
Ta aí... desenho terminado. Após essa foto, ainda arrumei o nariz, mas mexi muito pouco.
Se existe alguma pergunta que queira fazer sobre alguma parte do processo que não está descrita, não se acanhe, comente! Ou use os botões das mídias sociais aí em baixo.

Obrigado!





1/04/13

Presente de natal - passo a passo

Neste natal fiz uma sequencia deste presente dado no dia das mães de 2011.
Poucas semanas antes me disseram que eu não tinha feito nenhuma obra com a minha filhinha caçula. Não é bem verdade pois fiz este desenho com ela ainda no hospital e ela ainda foi modelo junto com a irmã num pequeno quadro a óleo (que pensei já ter mostrado aqui mas acho que não). Este quadro inclusive ganhou o primeiro lugar num salão realizado no Louvre, em Paris (farei um post com ele em breve).

Voltando ao presente, fui tirando algumas fotos do passo a passo deste retrato a carvão. Pra variar as fotos não estão boas mas dá pra ter uma ideia do processo.

 
Passo 1  (clique para aumentar)

Um problema que tive que resolver é que minha referência estava cortada e não aparecia o lado com a sombra da cabeça dela. Para resolver acabei pegando uma outra foto dela numa posição mais ou menos parecida e construir não só a cabeça como metade da mãozinha.


Passo 2 (clique para aumentar)

Não tive tempo para colocar a moldura, então esta última foto dele finalizado não esta nem cortado ainda.
Fico devendo uma fotografia da obra com a moldura e ao lado da outra pra formarem um díptico (que foi minha ideia desde o começo).


Passo 3 (clique para aumentar)